Mês: setembro 2018

Empreendedorismo
110918

Mr. Catra: um Empreendedor?

Dia 09 de setembro de 2018, tivemos a triste notícia do falecimento do Mr. Catra. Goste ou não do funk, estilo de música pelo qual ficou conhecido, defendo que ele é um empreendedor nato. Você vai entender por que.

Primeiro, supere as piadas e análises sobre a sucessão do Mr. Catra. Certamente é um assunto interessantíssimo para os estudiosos de Família e Sucessões, mas você vai encontrar essa análise em diversos blogs, vídeos e artigos jurídicos.

Esse enfoque me traz até mesmo um pouco de tristeza, uma superficialidade, como se tudo que restasse fossem seus bens. Mas vamos superar esse ponto e partir para o que interessa: por que Mr. Catra é um empreendedor? Quais habilidades ele demonstrou que podem ter trazido este título?

1 – Aquisição de Receita

Segundo seu perfil da Wikipedia, Mr. Catra tinha 32 filhos. A mídia noticia que ele tinha ainda 3 esposas atuais que também eram mantidas por ele.

Imagine o custo de manutenção dessa família, além dos seus custos com empresa, equipe, empresário, etc. Para manter essa estrutura por tantos anos, Mr. Catra tinha necessariamente que ser empreendedor e conseguir várias fontes de aquisição de receita.

Como ele fazia isso? Há notícias de que ele tinha contratos mensais para shows em diversas termas do Rio de Janeiro, além de fazer outros shows constantemente. Haviam ainda, claro, os direitos autorais de suas músicas e participações em campanhas publicitárias, especialmente de dia dos pais, que ajudavam neste item.

Fato é que a entrada e crescimento de receita necessariamente precisavam ser constantes para acomodar o alto custo.

2 – Gestão de Marketing

Outro ponto importante é que Mr. Catra soube gerir muito bem o marketing gerado em torno de seu nome.

Assim como Odin, o deus nórdico, Mr. Catra passou a ser conhecido como “pai de todos” entre seus fãs, dada a quantidade de filhos que teve.

Desde que começaram as notícias de sua quantidade de filhos e de esposas, Mr. Catra abraçou o personagem e, inclusive, fez campanhas de dia dos pais brincando com esse título, afastando as conotações negativas que vieram junto. Em todos os momentos, ele soube defender sua liberdade sem atacar outras pessoas, o que é uma grande lição para personalidades e empresas.

3 – Gestão de Conflitos

Todo relacionamento traz seus desafios. Quem é casado ou tem filhos sabe a dificuldade de gerir os conflitos do lar. Imagine-se, agora, no lugar do Mr. Catra, com 32 filhos e 3 mulheres?

Não estamos nem mesmo considerando a quantidade de ex-mulheres e mães de filhos com os quais ele não foi casado, que são mais um fator de conflito.

Para haver um mínimo de funcionalidade no lar, certamente Mr. Catra precisava ser um mestre em resolução de conflitos e em gestão de pessoas, especialmente porque há notícias que todos moravam na mesma residência. Trata-se de habilidade importantíssima e certamente presente na sua vida.

4 – Estudo Permanente

Sem querer discutir preconceitos sociais e musicais, sabemos que a figura do funk é normalmente ligada à ignorância ou pouco estudo. Independente de tal preconceito estar certo ou errado, certamente este título não se aplica ao Mr. Catra, que era reconhecidamente uma pessoa estudiosa e inteligente.

Sabe-se que ele era formado em direito e falava, no mínimo, 5 idiomas: português, inglês, francês, alemão e hebraico.

Circulou por um período um documentário sobre Mr. Catra, que ainda não tive tempo de ver novamente, no qual todos entrevistados elogiavam sua inteligência e propensão a aprender, mostrando a necessidade de estudo constante, independente de sua área de atuação.

5 – Conclusão

Podemos ver que, mais que um rápido exemplo de Família e Sucessões, Mr. Catra deveria ser objeto de estudo de empreendedorismo.

Suas capacidades de captação de receita, gestão de marketing, gestão de conflitos e estudo permanente deveriam ser mais ressaltadas que simplesmente sua quantidade de filhos e esposas.

Infelizmente nunca soube muito sobre a história do Mr. Catra, e toda minha fonte de informações foram eventuais vídeos e artigos, mas deixo minha homenagem e sentimentos à família neste artigo que tenta fugir ao lugar comum.

E você? Tem desenvolvido todas essas habilidades? Em que ponto o Mr. Catra pode se tornar um exemplo para o seu desenvolvimento pessoal?

Inscreva-se para receber mais conteúdo:


Contato